terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

          A água bem comum de todos, exerce uma grande importância na vida dos seres vivos. É a substância composta mais abundante no planeta Terra e pode ser encontrada tanto no estado líquido (98%), gasoso (0,005%) ou sólido (2%), na atmosfera, sobre ou sob a superfície terrestre, nos oceanos, mares, rios e lagos. Dos 98% da água líquida, aproximadamente 97% é constituído por mares e oceanos e o 1% restante é constituído por águas continentais (subterrâneas ou superficiais).
  •     PERCENTUAL DE ÁGUA NOS SERES VIVOS - Cerca de 60% do corpo humano é constituído de água e alguns seres vivos esse percentual pode chegar até 98%. A não ingestão de água causa aos seres humanos desidratação podendo chegar até a morte.
  •     ÁGUA E A TENSÃO SUPERFICIAL - As moléculas de água são compostas por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, unidos por ligações covalentes, as moléculas se interagem através da ponte de hidrogênio ligações consideradas fracas, mas quando em conjunto possuem força considerável possibilitando fenômenos como a tensão superficial, esta união entre as substancias de mesma natureza formam uma película elástica resistente.
  • ÁGUA COMO SOLVENTE – A polaridade das moléculas de água é o fator responsável pela eficácia da água como solvente. Característica que possibilita dissolver outras substancias gerando novos compostos.    
  • O CALOR ESPECIFICO DA ÁGUA E O CONTROLE TÉRMICO - Percentual de calor necessário para o aumento de determinada substancia, é chamado de calor especifico.  O aumento da temperatura da água esta ligada a quebra das ligações (pontes de hidrogênio), o calor em forma de energia cinética, ou seja, movimento das moléculas. 
  • A PARTICIPAÇÃO DA ÁGUA NO METABOLISMO – A água auxilia no transporte de nutrientes, detritos resultantes dos processos metabólicos, além transportar hormônios, enzimas e células sanguíneas. Exerce funções extras como manter a temperatura do nosso corpo, lubrificação das articulações e é essencial no que tange aos processos fisiológicos de digestão, lubrificação das articulações, absorção e assimilação e de excreção. 
  •      A IMPORTÂNCIA DA OSMOSE – A osmose controla a concentração de sais nosso organismo sem que ocorra perda de energia, proporciona a regulagem da quantidade de soluto no solvente influenciando os sistemas biológicos.

REFERÊNCIAS:
CURTIS, Helena;  Biologia . 2ª ed., São Paulo: Signus, 1977.
Introdução à Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.
BAIRD, Colin. Química Ambiental. 2ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2002.
JUNIOR MILLER, G. Tyler. Ciência Ambiental. 11ª ed., São Paulo: Thomson, 2007.