segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tundra e Taiga

TUNDRA:

No limite polar existem biomas diferenciados. O gelo polar em ambos os polos nas terras mais altas unidas ao o verão é longo, garante o derretimento das geleiras. Gerando o crescimento de alguma vegetação denominada como bioma Tundra. 


Local de ocorrência da Tundra

O bioma tundra se desenvolve ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. A tundra ártica é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superficie terrestre. Situa-se ao sul da região dos gelos permanentes entre os 60º e os 75º de latitude Norte, localizando-se em regiões como o Norte do Alasca e do Canadá,Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. Recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. 

(fig01) 

Este ecossistema se caracteriza por um tapete de musgo e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Durante o verão, ao redor de 10 a 15 cm da terra se descongela. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado e se denomina permafrost (figura01).



O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes.
Durante o curto verão, o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. Isto significa que as plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidos e armazenados nesta estação. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores. 

Exemplo:
O leming, um pequeno roedor, está capacitado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e comendo matéria vegetal armazenada. O leming sustenta consumidores de ordem mais elevada na cadeia alimentar, como corujas da neve, raposas e lobos.
Logo de que a neve cobre as plantas, o caribú emigra para o sul seguido pelos lobos. As corujas da neve e muitos outros pássaros também emigram. Em anos de escassez os carnívoros emigram ao sul.
A medida que a vegetação aumenta, o número de lemings aumenta e o número de seus consumidores também aumenta. Então, a medida que sua fonte de alimento se reduz a população de lemings decresce rapidamente. Como os carnívoros tornam-se abundantes, os lemings são comidos também rapidamente. Com menos lemings, o alimento disponível para cada um deles é maior, e a população começa a incrementar-se novamente. Este ciclo em particular, toma sete a dez anos.


TAIGA:

Também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
A vegetação da taiga, influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande porte com troncos retos e copas em forma de cones. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto. As árvores possuem folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de agulha – essa característica é uma forma para não acumular neve.
Já a fauna, pouco diversificada, é formada por animais como lebres, linces, alces, esquilos, renas, raposas, aves e diversos insetos. Algumas dessas espécies, em especial as aves, migram para outras regiões durante o inverno, em busca de lugares com temperaturas mais elevadas.
Países como Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e Canadá, além do Alasca, abrigam grandes extensões de taiga. A Sibéria, na Rússia, possui a maior área de vegetação de taiga; outros destaques são a taiga canadense e a taiga escandinava. Contudo, a exploração das árvores para a realização de atividades econômicas (celulose, produção de papel, construção civil, etc.) tem reduzido o bioma de forma drástica.
No Canadá, por exemplo, a utilização das árvores da taiga como matéria-prima para fabricação de papel é uma atividade econômica de fundamental importância para o país, respondendo por 10% das exportações nacionais. Estimativas apontam que o Canadá é responsável pela produção de aproximadamente 50% de todo o papel-jornal comercializado no mundo.


Fonte:
scielo.com.br
infoescola.com.br
dicionarioonline.com.br
google imagens


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário